Assinatura Pessoal:
Todos nós do varejo sabemos da importância do atendimento ao Cliente. Sem o Cliente perdemos a razão da existência, afinal iremos trabalhar para quem?
Sabemos também de nossas obrigações enquanto atendentes: Cumprimentar, sorrir, tratar o cliente pelo nome, ser educado, saber ouvir, prometer somente o que podemos cumprir e demais atitudes que venham ao encontro da excelência em atender.
Porém hoje gostaria de abordar um outro tópico que, ao meu ver, faz uma diferença tamanha, capaz de reverter todo o processo do atendimento em algo mágico, estou falando da SUA ASSINATURA PESSOAL. O que você faz de diferente na hora de atender ao Cliente, algo seu, feito de coração, aquele “plus” que somente os que tem paixão pelo que faz conseguem realizar.
Quando falo sobre este assunto, lembro-me do filme “O Empacotador”, da Siamar, onde o garoto chamado Jonny (empacotador) colocava em cada sacola de compras dos clientes que passavam pelo seu caixa, uma frase com uma mensagem de otimismo. Com o tempo, todos os clientes daquele supermercado queriam passar pelo caixa onde o Jonny estava para levarem uma frase de motivação. Temos ainda o exemplo de Joe Girard (O maior vendedor do mundo) que mandava cartas (naquele tempo não existia e-mail) para os seus clientes e seus familiares nas datas de aniversários.
A algumas semanas fui a uma concessionária de veículos, apenas para “namorar” um carro novo, e o vendedor que me atendeu deu-me o seu cartão de visitas, até aí normal, então veio a sua assinatura pessoal, ele presenteou o meu filho com uma miniatura (chaveiro) do automóvel que eu estava olhando e disse ao meu filho: “Olha, este é o carro que seu papai vai comprar e você terá a miniatura dele para levar onde quizer”. Não sei se vou comprar o carro, mas se for, com certeza voltarei lá.
Esse é o segredo de quem trabalha onde gosta, de quem faz com paixão. Este é o segredo dos grandes profissionais...e você..qual é a SUA ASSINATURA PESSOAL?
Alexandre Lopes
terça-feira, 31 de agosto de 2010
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Capital Humano qualificado - A jornada em busca dos profissionais
Não é novidade nenhuma falarmos aqui sobre a dificuldade dos RHs em encontrar profissionais com uma boa qualificação. Os melhores não precisam nem se quer "ir atrás do emprego", é o emprego que vai atrás deles na universidade. Os que se formam vão para o mercado e iniciam seu processo de seleção. Isso mesmo, o candidato, recem formado, é quem está realizando o processo de seleção com as empresas. Escolhe as empresas onde identifica congruência entre os seus valores pessoais e os valores que a empresa acredita; entre as suas expectativas de carreira e vida e a realidade que a empresa oferece. Escolhe empresas que irão lhe propiciar um constante desenvolvimento intelectual.
Quando falamos de varejo, a realidade se agrava mais ainda. Hoje no Brasil não é comum as pessoas buscarem uma formação para trabalharem neste segmento. Os universitários buscam a formação com foco em engenharia, T.I., administração, marketing, e etc. Não vejo no Brasil uma formação superior para administrar lojas de varejo, para dirigir equipes de vendas, administrar produtos e processos em varejo, e por ai vai...
Uma das últimas opções, para os novos formandos universitários, acaba sendo o varejo.
Claro que não podemos tomar isto como uma regra total e absoluta, conheço excelentes profissionais de varejo com uma extensa formação acadêmica.
O que quero dizer é que quando leio uma matéria como a que saiu na revista MELHOR deste mês, fico preocupado exponencialmente pois se está difícil contratar para setores nos quais temos um alicerce de formação acadêmica, imagine a situação dos RHs de varejo.
Clique no link abaixo:
Leia a matéria da revista MELHOR
Quando falamos de varejo, a realidade se agrava mais ainda. Hoje no Brasil não é comum as pessoas buscarem uma formação para trabalharem neste segmento. Os universitários buscam a formação com foco em engenharia, T.I., administração, marketing, e etc. Não vejo no Brasil uma formação superior para administrar lojas de varejo, para dirigir equipes de vendas, administrar produtos e processos em varejo, e por ai vai...
Uma das últimas opções, para os novos formandos universitários, acaba sendo o varejo.
Claro que não podemos tomar isto como uma regra total e absoluta, conheço excelentes profissionais de varejo com uma extensa formação acadêmica.
O que quero dizer é que quando leio uma matéria como a que saiu na revista MELHOR deste mês, fico preocupado exponencialmente pois se está difícil contratar para setores nos quais temos um alicerce de formação acadêmica, imagine a situação dos RHs de varejo.
Clique no link abaixo:
Leia a matéria da revista MELHOR
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Como grandes líderes inspiram ação
Gostaria de recomendar um vídeo de Simon Sinek onde ele aborda sobre marketing e pessoas. A teoria que ele utiliza sobre como se comunicar com as pessoas (método utilizado pela Apple) é extremamente motivadora.
Para quem lidera equipes, assista este vídeo com foco em "como inspirar a minha equipe, como fazer eles comprarem a minha idéia".
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action.html
Para quem lidera equipes, assista este vídeo com foco em "como inspirar a minha equipe, como fazer eles comprarem a minha idéia".
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action.html
sábado, 31 de julho de 2010
Ações para diminuir o Turn Over
O varejo conta com uma elevada taxa, nada sadia, de turn over. Nós sabemos da imensa dificuldade em reter pessoas nesse segmento. Os fatores que levam a perda destes profissionais são vários:
- Não idêntificação com a empresa
- Escala de trabalho (muitas vezes sábado, domingos e feriados)
- Lidar com imprevistos e mudanças a todo tempo
- Muitos são jovens e estão começando a sua carreira
- Indecisões
- A liderança imediata
- etc...etc...etc...
Este mês foi publicado na revista Você RH uma matéria falando sobre retenção de profissionais. Claro que é o trivial mas vale a pena a leitura.
abraço a todos...
- Não idêntificação com a empresa
- Escala de trabalho (muitas vezes sábado, domingos e feriados)
- Lidar com imprevistos e mudanças a todo tempo
- Muitos são jovens e estão começando a sua carreira
- Indecisões
- A liderança imediata
- etc...etc...etc...
Este mês foi publicado na revista Você RH uma matéria falando sobre retenção de profissionais. Claro que é o trivial mas vale a pena a leitura.
abraço a todos...
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Cursos de atualização gratuituos na FGV
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.
Todos os cursos são na modalidade EAD. Veja alguns cursos disponíveis:
entre outros.
Eu mesmo já fiz um, o Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações e posso garantir que é muito bom, claro que requer muita concentração e aplicação, por ser EAD, mas o conteúdo é fantástico.
Abaixo está o link para a página de acesso aos cursos:
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Todos os cursos são na modalidade EAD. Veja alguns cursos disponíveis:
- Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações
- Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
- Ética Empresarial
- Diversidade na Organização
- Recursos Humanos
- Sociologia
entre outros.
Eu mesmo já fiz um, o Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações e posso garantir que é muito bom, claro que requer muita concentração e aplicação, por ser EAD, mas o conteúdo é fantástico.
Abaixo está o link para a página de acesso aos cursos:
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Mais um fascículo da série "Coleção ser a melhor" agora falando sobre Negociação. Para quem trabalha no varejo encontrará neste livro várias dicas para serem aplicadas no dia a dia.
Para fazer o download -->> clique aqui <<--
sábado, 22 de maio de 2010
Livro - Surpreenda o seu Cliente - Grátis
Estou disponiblizando gratuitamente um livreto sobre Atendimento aos Clientes. Este livreto faz parte de uma coleção desenvolvida para um treinamento anual (12 fascículos) de um Home Center de Materiais de Construção em São Paulo. .
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Temas abordados no livro:
- Gostar de lidar com gente
- Cuidar da aparência
- Postura corporal
- Receber o cliente
- Olhar
- Sorriso
- Tratar o Cliente pelo nome
- Tom de voz e uso das palavras
Clique aqui para download
Livro Trabalho em Equipe - Grátis
Estou disponiblizando gratuitamente um livreto sobre trabalho em equipe. Este livreto faz parte de uma coleção desenvolvida para um treinamento anual (12 fascículos) de um Home Center de Materiais de Construção em São Paulo.
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Temas abordados no livro:
- O que é uma equipe
- Os incentivadores
- Atitude
- Confiança
- A importância do envolvimento
- Comunicação
- O placar da equipe
- 6 coisas para se evitar
- Consolidação da equipe
- Auto-avaliação
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