tag:blogger.com,1999:blog-18897820084851806912024-03-20T05:21:27.573-03:00Conversa de RHVivendo o Recursos Humanos nas empresasAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.comBlogger55125tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-45514099108099494652014-05-07T18:29:00.001-03:002014-05-07T18:30:22.089-03:00A maior bronca que já levei
Você faz parte do grupo dos 5%?
Quer saber qual a
maior bronca que já levei na vida? Vou contar. Tínhamos uma aula de Fisiologia
na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos
havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para
contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Um velho professor
entrou na sala e imediatamente Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-37726092026964764252014-02-26T15:34:00.002-03:002014-02-26T15:34:44.358-03:00Chefe que não tem todas respostas é o que mais engaja
O líder é peça-chave para que a equipe tenha vontade de vestir a camisa, segundo Peter Handal, CEO da Dale Carnegie. Brasileiros estão no caminho certo.
Não há uma forma única para que as empresas engajem seus funcionários. Mesmo assim, três ingredientes não podem faltar. Pelo menos na opinião de Peter Handal, presidente da consultoria Dale Carnegie.
E, para isso, a Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-28493027614554715442013-10-10T09:05:00.000-03:002013-10-10T09:24:26.182-03:00As piores coisas que os chefes podem dizer aos funcionários
Esqueça as frases "você está
demitido" e "você é incompetente". As piores coisas que um chefe pode
dizer aos funcionários podem estar bem longe dos extremos, presentes no dia a
dia do trabalho.
Fazer
promessas que não serão cumpridas
Uma promessa que nunca é concretizada se torna uma mentira. Muitas
vezes, ao tentar motivar os funcionários, os superiores acabam prometendo
Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-14227423824648156162013-08-28T16:10:00.000-03:002013-08-28T16:10:26.693-03:00Por que está tão crítico reter profissionais?
Retenção é um tema recorrente nas empresas. Como a maioria dos assuntos relacionais à gestão de pessoas, não existe uma fórmula mágica. Estudo conduzido pelo Hay Group no Brasil identificou alguns aspectos fundamentais no processo de pensar a retenção de funcionários.
Acesse o estudo através do link abaixo:
http://www.haygroup.com/br/downloads/details.aspx?id=36516Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-52444492229450836812013-08-14T08:02:00.001-03:002013-08-14T08:02:58.993-03:00Estudos sobre Recursos Humanos
Olá,
Estou disponibilizando um link abaixo que os redireciona ao site da Hay Group em uma área para downloads. Lá encontrarão materiais interessante sobre estudos realizados na área de recursos humanos.
Alguns exemplos do que encontrarão por lá:
Estudo sobre retenção de funcionários
O que está tirando o sono dos profissionais de remuneração?
Por que está tão crítico reter Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-51490727919144480772013-07-09T20:05:00.006-03:002013-07-09T20:05:55.111-03:00100 Segredos das Melhores Empresas para se trabalharMais uma da séria Melhores Empresas para se trabalhar.
O programa 100 Segredos das Melhores Empresas para Trabalhar é uma parceria da Papaya Filmes com o Great Place to Work para mostrar as práticas que fazem dessas empresas um lugar com alto índice de aprovação pelos seus profissionais.
Assista ao vídeo no link abaixo:
100 SegredosAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-52221278112436856272013-07-05T09:58:00.001-03:002013-07-05T10:00:48.129-03:00Estilos de liderança e seus resultados
Estilos de liderança e seus resultados
Existem várias teorias sobre os estilos de liderança. A finalidade desses estudos é estudar a relação do líder com seus subordinados e observar de que maneira o líder orienta sua conduta e seu estilo de liderança. Tem a finalidade também de expor as características e personalidades dos estilos de liderança.
Dos estudos sobre a teoria dos estilos de Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-70623962924189455422013-05-25T18:29:00.002-03:002013-05-25T18:32:00.063-03:00Gestão de pessoas não é com o RH!Estou transcrevendo o texto de : José Luiz Bichuetti - Retirado do site da HARVARD BUSINESS REVIEW.
Presidentes e gestores têm papel fundamental na atração, retenção e na administração de pessoas; a área de RH é estratégica e atua como parceiro de negócios.
“Passe lá no RH!” Não são poucas as vezes que os colaboradores de uma empresa recebem esta orientação. Não são poucos os Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-83074329489816227672013-05-06T08:42:00.002-03:002013-07-09T20:14:38.083-03:00Investir na felicidade como diferencial competitivo
Bom dia,
Entrevista concedida a uma revista especializada abordando o tema felicidade e trabalho.
Qual
a importância de um ambiente bom e produtivo para os funcionários? Satisfazer o
cliente interno é tão importante quanto fazê-lo ao externo?
Alguns acreditam que não é tão fácil de conciliar as duas coisas:
ambiente bom e produtivo ao mesmo tempo. Acredito que esse questionamentoAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-63032000592514477442013-04-30T16:56:00.001-03:002013-04-30T16:57:00.196-03:00
Olá,
Para quem está desenvolvendo um Manual para Colaboradores, estou disponibilizando o modelo que desenvolvemos em nossa empresa.
http://www.4shared.com/rar/ayZbYiCx/Maranho_-_Manual_do_Colaborado.html?Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-91036327269264623342013-04-25T15:57:00.001-03:002013-04-25T15:57:10.980-03:00Quem investe nas lideranças tem visão de futuroOlá,
Estou disponibilizando o link para uma matéria no portal rh.com.br onde falei um pouco sobre o programa de desenvolvimento de liderança capitaneado por mim na empresa onde atuo.
Denominado "Escola de Líderes" o projeto de formação é sequencial e engloba as competências que todos os líderes devem dominar e como transforma-las em habilidades.
http://rh.com.br/Portal/Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-80708350722794363552013-04-01T13:46:00.005-03:002013-07-09T20:15:10.398-03:00Investindo nos Líderes e nos futuros Líderes
Olá,
Estou disponibilizando aqui o link de uma matéria (rh.com.br) onde falo sobre o programa Escola de Líderes. Um programa elaborado para atuar em duas frentes: Desenvolvermos e/ou aprimorarmos as competências essências dos líderes e desenvolvermos novos líderes.
Quem investe nas lideranças tem visão de futuroAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-23202009103344355522013-02-22T13:44:00.000-03:002013-07-09T20:12:58.665-03:00Dois ingredientes de sucesso para os líderes
Paixão e Compaixão
A paixão te move, faz com que você acorde pela manhã, é o ingrediente que impulsiona você a mergulhar em seu trabalho e entregar resultados. Compaixão é quando você se dedica aos membros de sua equipe, é a manifestação de carinho e preocupação. Embora esses dois conceitos são de extrema importância para o sucesso dos líderes, eles não recebem igualmente Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-36046426783490981532013-01-11T17:24:00.003-02:002013-02-15T09:57:45.689-02:00Você sabota o seu sucesso?
13 pequenas coisas que você está fazendo para
sabotar o seu sucesso
1. Gramática: Erros
de ortografia, a falta de capitalização e da gramática geralmente pobre pode
dizer que você é ignorante, desatento aos detalhes, ou, francamente, só não se
importa. Gramática pobre é como um sinal de alerta gigante fluorescente
que diz: "Preciso de orientação". Por favor, use Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-81040725574605226362012-12-07T18:46:00.002-02:002013-02-14T23:27:20.515-02:00As 5 principais missões de um líder proeminente
Li este arquivo através da recomendação de um presidente de uma empresa onde trabalhei e que admiro muito. Ao terminar de ler, me senti na obrigação de compartilhar...
segue o link:
Missões de um líderAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-3746300362860432632012-10-10T13:13:00.001-03:002013-02-14T23:15:11.166-02:00Como definir um plano de carreiraMatéria da revista Supermercado Moderno:
Como definir um plano de carreira
Por Viviane Sousa - 18/09/2012
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Aumento da produtividade e queda do turnover são alguns benefícios proporcionados por essa ferramenta às empresas. Entenda como definir e implantar esse processo no seu supermercado
http://www.sm.com.br/Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-56011965614270135942012-09-21T17:18:00.001-03:002013-02-15T09:59:01.814-02:00Motivação - Uma atitude pessoalTodos sabemos que a motivação é algo pessoal e despertada pela própria pessoa. Mas com certeza existem algumas atitudes que podemos tomar que incentivam e/ou despertam essa motivação pelo trabalho.
Eis abaixo alguma dicas de como realizar isso:
Seja generoso na hora de elogiar
O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento de um CEO vaiAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-80356045824243848782012-06-11T10:03:00.000-03:002013-02-14T23:15:28.010-02:0010 Erros de alguns líderes novatosPara os novos líderes
Uma ótima leitura para quem é líder a pouco tempo e também para quem está formando novos líderes para futuras sucessões.
O texto é da revista VOCE S/A.
1 Baixo foco em pessoas;
2 Não ter propósito de carreira;
3 Descuidar-se da comunicação;
4 Comprometer-se demais;
5 Comportar-se como um colega;
6 Focar apenas em resultados;
7 Dificuldade em dar feedback;
8 Falta de Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-79017079013247542682012-01-12T07:00:00.000-02:002013-02-15T10:41:06.842-02:00Você quer evoluir? Peça FeedBack
Três perguntas para obter o feedback que você precisa
Nenhum líder evolui sem feedback. Mas conseguir que as pessoas sejam honestas a respeito do seu desempenho nem sempre é fácil. Dê à sua equipe condições de lhe fornecer a informação que você precisa para mudar, perguntando a eles essas três coisas:
O que eu deveria parar de fazer? Pergunte quais comportamentos seus atrapalham seu Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-12020717690837181152011-09-30T00:38:00.002-03:002013-02-15T09:59:46.891-02:005 PASSOS PARA O SUCESSO NO VAREJO
Semana passada iniciei um novo ciclo de treinamento. Depois de 20 anos trabalhando com varejo, desenvolvi um treinamento-palestra que se chama "5 Passos para o SUCESSO no Varejo" com duração de duas horas ficou muito divertido e ao mesmo tempo conseguimos incutir os conceitos de excelencia em atendimento no Varejo.
Abaixo algumas fotos das últimas turmas Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-69541463208686313372011-08-31T01:24:00.000-03:002013-02-14T23:03:37.978-02:00“Redes sociais podem reter e atrair talentos”, diz VP do Facebook
Com um turn over médio de 61% entre os jovens funcionários, a empresa amricana de venda online de produtos eletrônicos, a Best Buy, conseguiu reduzir a rotatividade de empregados para uma média entre 8 a 12%. A empresa criou a rede social Blue Shirt Nation e conseguiu conectar jovens com afinidades. Eles começaram a discutir, por meio de fóruns virtuais, os caminhos a trilhar na carreia e, Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-82431019890695318112011-08-25T08:52:00.000-03:002011-08-25T08:52:56.111-03:00Varejo atrai executivos de outros setores para suprir falta de talentosGrandes redes aumentam salários, benefícios e oferecem planos de carreira para trazer profissionais.
Com o forte aquecimento do mercado interno brasileiro nos últimos anos, diversos setores da economia foram impulsionados com investimentos em novos negócios e a criação de vagas, o que evidenciou a falta de mão de obra qualificada em todos os níveis. Nesse processo, um dos segmentos mais Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-54203850916849634202011-08-18T23:51:00.000-03:002013-02-14T23:28:14.620-02:00Liderança Sênior - Liderados Jovens - Como agir para atingir o sucesso da EquipeUm General do exército americano compartilha o que aprendeu sobre liderança ao longo de suas décadas no serviço militar. Como você pode construir um senso de propósito compartilhado entre as pessoas de muitas idades e habilidades? Ouvindo e aprendendo - e abordar a possibilidade de falha.
Como comandar soldados em campo de batalha, fazendo com que eles acreditem e confiem em você sem ao menos Alexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-84376443899872539072011-08-16T23:00:00.000-03:002011-08-17T07:59:41.863-03:00A Customização do Atendimento no Varejo
A mobilidade é a bola da vez no varejo! São tantas novidades noticiadas que muitos profissionais que atuam no varejo chegam a esboçar uma certa resistência, afinal quem trabalha para quem, a tecnologia trabalha para o varejo ou o varejo trabalha para a tecnologia? Estamos vivendo um momento de muitas inovações no varejo, daí a resistência ao novo manifestada por muita gente grande.
Tudo caminhaAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1889782008485180691.post-38766281721977810542011-08-11T22:30:00.000-03:002011-08-11T22:30:57.035-03:00Crie a cultura de inovação na sua empresa | Portal HSMA Matéria abaixo é muito interessante. E no final fica a pergunta, "até que ponto ou até onde a inovação na sua empresa é real ou apenas discurso?"
Crie a cultura de inovação na sua empresa | Portal HSMAlexandre Lopeshttp://www.blogger.com/profile/17005119578918811392noreply@blogger.com0