quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Capital Humano qualificado - A jornada em busca dos profissionais

Não é novidade nenhuma falarmos aqui sobre a dificuldade dos RHs em encontrar profissionais com uma boa qualificação. Os melhores não precisam nem se quer "ir atrás do emprego", é o emprego que vai atrás deles na universidade. Os que se formam vão para o mercado e iniciam seu processo de seleção. Isso mesmo, o candidato, recem formado, é quem está realizando o processo de seleção com as empresas. Escolhe as empresas onde identifica congruência entre os seus valores pessoais e os valores que a empresa acredita; entre as suas expectativas de carreira e vida e a realidade que a empresa oferece. Escolhe empresas que irão lhe propiciar um constante desenvolvimento intelectual.


Quando falamos de varejo, a realidade se agrava mais ainda. Hoje no Brasil não é comum as pessoas buscarem uma formação para trabalharem neste segmento. Os universitários buscam a formação com foco em engenharia, T.I., administração, marketing, e etc. Não vejo no Brasil uma formação superior para administrar lojas de varejo, para dirigir equipes de vendas, administrar produtos e processos em varejo, e por ai vai...

Uma das últimas opções, para os novos formandos universitários, acaba sendo o varejo.

Claro que não podemos tomar isto como uma regra total e absoluta, conheço excelentes profissionais de varejo com uma extensa formação acadêmica.

O que quero dizer é que quando leio uma matéria como a que saiu na revista MELHOR deste mês, fico preocupado exponencialmente pois se está difícil contratar para setores nos quais temos um alicerce de formação acadêmica, imagine a situação dos RHs de varejo.

Clique no link abaixo:

Leia a matéria da revista MELHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário