terça-feira, 31 de agosto de 2010

Assinatura Pessoal - A diferença no atendimento

Assinatura Pessoal:


Todos nós do varejo sabemos da importância do atendimento ao Cliente. Sem o Cliente perdemos a razão da existência, afinal iremos trabalhar para quem?

Sabemos também de nossas obrigações enquanto atendentes: Cumprimentar, sorrir, tratar o cliente pelo nome, ser educado, saber ouvir, prometer somente o que podemos cumprir e demais atitudes que venham ao encontro da excelência em atender.

Porém hoje gostaria de abordar um outro tópico que, ao meu ver, faz uma diferença tamanha, capaz de reverter todo o processo do atendimento em algo mágico, estou falando da SUA ASSINATURA PESSOAL. O que você faz de diferente na hora de atender ao Cliente, algo seu, feito de coração, aquele “plus” que somente os que tem paixão pelo que faz conseguem realizar.

Quando falo sobre este assunto, lembro-me do filme “O Empacotador”, da Siamar, onde o garoto chamado Jonny (empacotador) colocava em cada sacola de compras dos clientes que passavam pelo seu caixa, uma frase com uma mensagem de otimismo. Com o tempo, todos os clientes daquele supermercado queriam passar pelo caixa onde o Jonny estava para levarem uma frase de motivação. Temos ainda o exemplo de Joe Girard (O maior vendedor do mundo) que mandava cartas (naquele tempo não existia e-mail) para os seus clientes e seus familiares nas datas de aniversários.

A algumas semanas fui a uma concessionária de veículos, apenas para “namorar” um carro novo, e o vendedor que me atendeu deu-me o seu cartão de visitas, até aí normal, então veio a sua assinatura pessoal, ele presenteou o meu filho com uma miniatura (chaveiro) do automóvel que eu estava olhando e disse ao meu filho: “Olha, este é o carro que seu papai vai comprar e você terá a miniatura dele para levar onde quizer”. Não sei se vou comprar o carro, mas se for, com certeza voltarei lá.

Esse é o segredo de quem trabalha onde gosta, de quem faz com paixão. Este é o segredo dos grandes profissionais...e você..qual é a SUA ASSINATURA PESSOAL?

Alexandre Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário