Filmes - Liderança

Formação de Líderes

Os 4 papéis do líder 

Se você irá realizar um treinamento ou um encontro com líderes de sua empresa, esse vídeo não pode faltar.

Resume a essência do caráter de um líder e o conduz a agir de forma ética.

Esse vídeo elaborado pelo Instituto FranklinCovey e pode ajudar a levar a sua equipe de líderes a discutir seu papel na empresa, na família e até mesmo em casa.






Formação de Líderes


O resgate do soldado Ryan


Esse vídeo traz no mínimo 7 lições de liderança em apenas 2:30 minutos. Passe ele na íntegra e peça para que todos prestem bastante atenção ao líder (Tom Hanks) ao final deixe os líderes exporem o que captaram do vídeo.



Para finalizar passe o vídeo novamente pausando nos seguintes minutos:



0:10 - Alguém da equipe reclama, murmura e qual o papel do líder... OUVIR. Um líder deve saber ouvir e não refutar as reclamações de seus liderados. Na sequencia, o líder deixa a EQUIPE PARTICIPAR, ou seja, um líder não precisa ser o detentor de todas as respostas, ele deve fazer sua equipe participar.

0:37 - Quando a equipe começa a se perder, ou seja, perder o foco; o LÍDER entra em ação mais uma e deixa claro qual é a missão deles. Assim deve ser nas organizações, quando a equipe estiver confusa/contraditória é papel do Líder deixar claro o "porquê" daquela tarefa, qual é a MISSÃO / VISÃO da empresa e como essa tarefa contribui para atingi-las.

0:48 - Os liderados não desistem e tentam questionar, colocar em dúvida a retidão do Líder. Isso é normal nas organizações, os colaboradores sempre questionam os líderes para "testar" o seu nível de comando e sua segurança no cargo. A propósito "FUBA" é algo como "MISSÃO SUICIDA".

1:00 - Mais uma vez o líder OUVE alguém de sua equipe. Quando alguém quer falar o Líder deve deixar.

1:20 - O Líder mostra à sua equipe como deve ser a "reclamação". Reclamações podem e irão existir, mas os liderados têm que aprender a faze-la de forma construtiva e é papel do líder ensiná-los.

1:40 - Mais uma vez colocam em "teste" a credibilidade do Líder. Mais uma vez o Líder dá uma aula de etiqueta empresarial e hierarquia.

2:00 - Mesmo assim, tenta mais uma vez. Isso acontece também nas empresas, os colaboradores sempre tentam "trazer o líder para o seu campo de visão", fazer com que o líder "pense como alguém da base". Qual a saída para isso...veja a resposta de Tom Hanks.

2:28 - E finalmente, depois dessas lições, o reconhecimento do Líder pela sua equipe.





Espero que seja de grande valia...

abraço,

Alexandre Lopes




O papel do Líder como motivador


Um domingo qualquer


Esse vídeo deixa claro que além da parte cognitiva (inteligência) a parte emocional é extremamente importante para um líder.

Um líder inteligente convence seus liderados
Um líder emocional move seus liderados

Este vídeo é muito bom para ser utilizado em treinamentos para formação de líderes justamente para conscientizá-los de que um líder não deve suprir suas emoções mas deve saber utilizá-las para o bem de sua equipe.




Após o vídeo faça referência a outros líderes que utilizaram da competência emocional para mover seus liderados:

Mahatma Gandhi
Nelson Mandela
Adolf Hitler
Jesus Cristo
Martin Luther King
Bernardinho (atual)


Abraços!!




O Líder situacional

Esse vídeo é um coringa. Ele pode ser utilizado para enaltecer o trabalho do líder situacional, aquele que surge e toma uma atitude quando a situação assim exige, mas também pode ser utilizado para mostrar aos líderes que algumas vezes eles esquecem de levar em conta o Q.E. (Quoeficiente Emocional) de seus liderados e acaba colocando-os em uma "fogueira". 

Contexto do vídeo:

A menina de 13 anos ganhou um prêmio e foi eleita para cantar no jogo da NBA o hino dos EUA.

Vinte mil pessoas no estádio, ela competente (voz afinada, domina o tom, etc). Então as emoções falam mais forte, o braço treme, ela engasga, esquece a letra... DEU BRANCO !!!


Treze anos. Sozinha ali no meio... O PÚBLICO ESTUPEFATO ameaça começar uma VAIA...



Surge Mo Cheeks o técnico dos Portland Trail Blazers, fica ao seu lado e começa a cantar, incentivando-a, e trazendo o público junto.


Ele a "ancora" colocando a mão em seus ombros e então ela consegue finalizar. 

Ela estava preparada levando-se em consideração a competência técnica, mas ainda não estava preparada emocionalmente (na hora da atitude).





O Líder coaching

Esse vídeo mostra, através de uma animação, como o coaching funciona. O coach motiva o seu liderado (coachee) a conquistar seus objetivos e desenvolver suas habilidades. O papel do coach é mostrar que isso depende apenas dele. O coaching funciona de forma simples, rápida e direta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário