Dinâmicas de grupo

Nesta página vocês encontrarão dinâmicas de grupos de fácil execução, que não dependem de confecção ou aquisição de materiais.

São executadas apenas com a participação das pessoas, ou no máximo uma folha, caneta, revistas.




Dinâmica para iniciar o treinamento - APRESENTAÇÃO

Objetivo: Apresentação, integração, quebra-gelo.

Tamanho do grupo: até 30 participantes.

Material: 1 bolinha (pode ser até mesmo de papel)

Tempo: Considera-se um minuto para cada participantes.

Desenvolvimento: O facilitador explicará que todos deverão se levantar e o primeiro a pegar a bolinha deverá se apresentar, dizendo o nome, o que faz na empresa e qual sua melhor qualidade e depois passar a bolinha para outra pessoa, sem deixar cair e assim sucessivamente. Não diga nada aos participantes, mas após o último se apresentar, peça para que façam o caminho inverso com a bolinha e que o antecessor fale o nome, o que faz na empresa e a qualidade da pessoa a quem ele vai devolver a bolinha. Essa dinâmica é muito boa para quebrar o gelo e também sensibilizar os participante sobre a importância de ouvir as pessoas. Muitas vezes estamos tão preocupados com o que devemos fazer (nossas tarefas) que esquecemos das pessoas que estão a nossa volta.



Para quebrar o gelo e iniciar o treinamento - Apresentação


Objetivo: Apresentação, integração, quebra-gelo.

Tamanho do grupo: até 30 participantes.

Material: Nenhum

Avenida congestionada
Desenvolvimento: O facilitador explicará que todos deverão levantar e falar o seu nome, e em seguida uma qualidade que ele tenha que comece com a primeira letra de seu nome.
Por exemplo: Meu nome é Maria e eu sou Magnifica.........Meu nome é Antônio e eu sou Amigo.....e assim vai.
Caso tenha algum participante que o nome comece com W, substitua a qualidade para V...... com X mude para a primeira letra do sobrenome.
Essa dinâmica é bem divertida e provoca uma interação entre os participantes.



A palavra-imã


Objetivo: integração, participação, levantamento de expectativas.

Material:Cartolina ou papel, pincel atômicos ou canetas.

Como Fazer:
1. Dispor os participantes em círculo.
2. O coordenador deverá escrever no centro de uma cartolina a palavra-chave, o tema do encontro. (Por exemplo: escrever a palavra Liderança ou Feedback)
3. Pedir para cada participante escrever em torno da palavra-chave aquilo que lhe vier à cabeça sobre a palavra-chave.
4. No final da dinâmica, todos conversarão sobre o que escreveram, o que sentiram.

Mensagem: Todas as pessoas possuem no seu interior uma parcela de verdade que necessita vir à tona algum dia. 




Essa é para espantar o SONO - Ativadora


Objetivo: Despertar a turma, espantar o sono.

Tamanho do grupo: até 30 participantes.

Material: Nenhum

Desenvolvimento: Depois das apresentações dos participantes, feita no inicio da reunião/treinamento, combine com eles que : Durante o treinamento você utilizara uma palavra e quando disser está palavra, todos deverão executar algo !!!!

A palavra é TERREMOTO, e quando você falar TERREMOTO, todos devem trocar de lugar e os dois últimos a trocarem de lugar deverão pagar um "mico" lá na frente de sala...cantar uma música, recitar um poema, dançar....etc.

Diga que é uma forma descontraída de fazer com que os "dorminhocos" da turma acordem, sem ter que chamar a atenção de ninguém...




GRAVURAS

Objetivo: Conhecimento entre o grupo, afinidade, respeito, solidariedade.

Disponibilize algumas revistas ao grupo "novo". Peça para que cada um recorte três gravuras, representando o passado, o presente e o futuro. Em seguida peça para que cada um se apresente resumidamente, falando um pouco sobre o seu passado, presente e futuro, relacionados com a figura e o por que da escolha. 

Isso fará com que todos se integrem, se conheçam e tenham a oportunidade de mostrar um pouco de si mesmo. É incrível o que acontece depois.


FEEDBACK


Objetivo: Fornecer o feedback de uma maneira criativa e divertida.

Esta dinâmica funciona apenas com grupos de pessoas que já se conhecem, que trabalham juntas. 

Se todos estiverem utilizando, ou possuírem um crachá de identificação, melhor ainda. Caso contrário escreva o nome dos participantes em folhas de papel (1/4 de uma folha A4). Coloque todos os nomes (ou os crachás) em um saco ou caixa, misture bem, e peça aos participantes que, sem olhar, retire um. Se tiver o próprio nome, devolva e retire outro.
No final, após todos terem retirados os nomes (ou crachá) diga que eles deverão ir até a frente da sala ou do auditório para se apresentarem "encarnando" a pessoa que está escrita em seu papel (ou crachá) utilizando inclusive os trejeitos, tons de voz, gírias, etc...

Quando todos se apresentarem, faça as considerações finais, pergunte como eles se sentiram ao ver "seu espelho" lá na frente. E diga que, por mais que ele ache que não, pode ser assim que as pessoas o estão enxergando.



1, 2 e 3 - Simplesmente isso



Objetivo: Atenção concentrada, trabalho em equipe, foco.

Material: Nenhum

Esta dinâmica funciona apenas com grupos de pessoas que já se conhecem, que trabalham juntas. 


O coordenador solicita para aos participantes que formem duplas um de frente ao outro, e enfileirados ombo a ombro. Serão duas filas uma de frente para outro (como na imagem ao lado).

Diga a ele que o desafio é contar até 3. Isso mesmo, 1, 2 e 3. Todos os participantes da fila da direita falam "1" na sequencia todos da fila da esquerda falam "2" e voltando para a fila da direita todos falam "3".


Repita a contagem por duas vezes sem que ninguém erre.

Agora, como na vida sempre aparece as dificuldades.....

Você vai substituir o número "1" por uma palma. Não existe mais o "1". A contagem inicia-se com uma palma. Todos da fila da direita batem uma "palma" juntos e na sequencia a fila da esquerda fala "2" e a da direita fala "3". Repita até que não errem.

Como na vida sempre tem dificuldades.....

Você vai substituir o número "2" por um pulo. A fila da direita bate "palma", a fila da esquerda "pula" e a da direita fala "3"...repita

Mas como na vida.....sempre tem dificuldades....

Você vai substituir o número "3" por uma reboladaA fila da direita bate "palma", a fila da esquerda "pula" e a da direita "rebola"...repita até todos acertarem e em sincronia.

No inicio do exercício era: 1, 2, 3....1, 2, 3
No final do exercício é: Palma, Pulo, Rebola....Palma, Pulo, Rebola.

Faça as conclusões. Você vai observar que mesmo se tratando de um exercício simples, se não houver concentração, foco, atenção, é muito difícil de realizar. E ainda podemos destacar como as atitudes das outras pessoas influenciam no nosso desempenho (se prestarmos mais atenção nos outros do que em nós mesmos).






Perdidos na LUA 

Objetivo: Priorização de tarefas, gestão do tempo, trabalho em equipe.

Material: Cópia da lista de itens

Você é membro da tripulação de uma nave espacial que programou um encontro junto com outra nave na superfície iluminada da lua. Entretanto, dificuldades mecânicas obrigaram a sua nave a uma descida forçada, num ponto distante 100 km do planejado. A maior parte dos equipamentos, na descida forçada, ficou avariada. Sua sobrevivência e dos dois outros tripulantes depende da capacidade em escolher os itens mais essenciais para esse percurso.


Seu trabalho será enumerar, pela ordem de importância, para alcançar a nave mãe, a lista de 15 itens de coisas que não ficaram estragadas na descida. Coloque o numero 1 para o item mais importante, o numero 2 para o segundo mais importante e assim sucessivamente, até o numero 15, para o menos importante.

Entregue uma lista de itens para cada participante.

Na coluna da esquerda coloca-se o número desejado.
Depois de terminado o exercício, mostre o resultado ideal e paça para anotarem na coluna da direita a diferença entre os números (o que eles escolheram e o número ideal) some o total da coluna da direta.

Resultado IDEAL:


Resultado:

0 a 20 – Excelente
21 a 30 – Bom
31 a 40 – Regular
40 acima - Fraco


Avenida Congestionada

Objetivo: explorar temas como liderança, comunicação, trabalho em equipe, metas, disciplina, planejamento, entre outros, além de remeter ao que acontece no dia-a-dia das organizações.

Material: Fita crepe

Abaixo o vídeo com o consultor Ademir Rossi explicando e executando a dinâmica:








Medo do presente 

Objetivo: Aprender a superar os medos e desafios

Material: Um chocolate ou bombom, um pedaço de papel escrito ‘coma o chocolate’, uma caixa e papel para embrulho.

Procedimento: Explique aos participantes que você colocará uma música e enquanto estiver tocando, eles devem ir passando a caixa de mão em mão (não vale jogar).

Dentro da caixa têm uma ordem que deverá ser cumprida por aquele que ficar com a caixa quando a música parar.

Faça um suspense, diga que a ordem a ser cumprida não é tão fácil assim, que outros já tentaram e não conseguiram, que para muitas pessoas pode ser constrangedor, etc, etc...

Fique de costas para o grupo e coloque a música para tocar, espere um tempo e então pare a música. Veja com quem ficou a caixa e peça para vir a frente da turma para executar a ordem. Caso a pessoa não queira cumprir "a ordem", tudo bem, faça mais uma rodada até que seja contemplado alguém que tenha coragem para "pagar o mico".

Quando a pessoa concordar em "pagar o mico" terá uma grata surpresa ao abrir o embrulho: encontrará um chocolate e uma ordem escrita "coma o chocolate" e então todos pensarão consigo mesmo "poxa...podia ter sido eu"



Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difícil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.


Construção de torres

Objetivo: Demonstrar a influência do estilo de liderança na execução das tarefas diárias

Material: Uma caixa de fósforo e uma venda para os olhos para cada equipe

Procedimento: O facilitador inicia a dinâmica informando a todos que deverão construir torres: quanto mais altas, melhor. A seguir, orienta a formação e grupos de quatro pessoas: um operário, um supervisor e dois observadores

O operário tem os olhos vendados e, sob a orientação do supervisor, monta a torre com palitos de fósforo, dispostos paralelamente, formando um quadrado, dois sobre dois.

Os observadores tomam anotações da relação entre supervisor e operário, bem como a produtividade alcançada pelo método empregado pela dupla, que tem 3 minutos para construir sua torre. A seguir, invertem-se os papeis do operário e supervisor. Em um segundo momento, os observadores assumem o lugar de operário e supervisor, e os que ocupavam essa função serão observadores.

Ao final da atuação das duplas, o facilitador dirige uma discussão com os participantes, perguntando a todos: “Como foi atuar como operário?”, “E como supervisor?”, “Enquanto observador, o que podem sugerir sobre o desenvolvimento do processo?”, “Notaram alguma relação entre o tipo de liderança exercido com os resultados obtidos?”.

Esses questionamentos vão induzir os participantes a uma reflexão sobre o próprio estilo de liderança e o estilo de seus superiores, esclarecendo situações nas quais uma diferente abordagem de liderança pode ensejar melhores resultados.

Habilidades trabalhadas: Proatividade, trabalho em equipe, comunicação, inteligência emocional, liderança, criatividade.

36 comentários:

  1. Olá .... bom dia
    É um prazer buscar e encontrar ideias assim.... de tamanho bom gosto.
    vou utilizar seu material e aplicar na minha sala de aula com meus alunos.

    Att
    Khaled Abu Aziz

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostaram. Estou com pouco tempo atualmente. Mas prometo melhorar, colocar mais dinâmicas e suas aplicações.
    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Meu é Deca. Preciso dar uma aula sobre RH, rotinas administrativas, que sugestão você me dá para eu começar e terminar essa aula com duas dinâmicas? email:andreiabezerra@hotmail.com

      Excluir
  3. Boa noite! Meu o nome é Michel!
    legais as dicas. Porém, preciso dar uma aula sobre RH, rotinas administrativas, que sugestão você me dá para eu começar e terminar essa aula com duas dinâmicas? detalhe, é uma disciplina de metodologia de ensino que tenho. email: michel.fat@expressosaomiguel.com.br
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel, vou te responder pelo seu e-mail.
      abraço.

      Excluir
    2. Boa noite Alexandre também estou precisando de uma dinâmica sobre RH, se você tiver algo me envie também se for possível. Parabéns pelas dicas.
      email: isabelbrandao.cdm@senaipa.org.br

      Excluir
    3. Boa noite Alexandre também estou precisando de uma dinâmica sobre RH, se você tiver algo me envie também se for possível. Parabéns pelas dicas.
      email: isabelbrandao.cdm@senaipa.org.br

      Excluir
    4. Boa noite Alexandre também estou precisando de uma dinâmica sobre RH, se você tiver algo me envie também se for possível. Parabéns pelas dicas.
      email: isabelbrandao.cdm@senaipa.org.br

      Excluir
    5. Boa noite Alexandre também estou precisando de uma dinâmica sobre RH, se você tiver algo me envie também se for possível. Parabéns pelas dicas.
      email:lidianeoliveirasil@hotmail.com

      Excluir
  4. Adorei, muito bom!!!
    Vc conhece uma para trabalhar liderança...participei de um treinamento e adorei, mas não me lembro o passo a passo?
    É mais ou menos assim:
    convida-se os participantes para um safari..recomenda-se que "levem" água, maquina fotográfica.... durante o caminho o coordenador vai dando os comandos cantando...morro acima, capim alto (batendo os pés no chão e as mãos nas pernas..simulando a caminhada....
    o resto não lembro...

    ...

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns! ótimo trabalho o seu e mais uma vez, parabéns por compartilhar suas ideias!!

    ResponderExcluir
  6. E muito legal e divertido

    ResponderExcluir
  7. Abri uma pequenina agência de empregos ,e essas dicas me ajudarão bastante!!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que posso ajudar de alguma forma. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Amei, foi a que escolhi para o inicio de minhas aulas. de Imaculada Paraiba.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, porem a dinamica da avenida congestionada é super complicada e nesse video é ruim pra entender, pelo menos nao consegui. terias uma maneira mais clara da resolução deste? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando participei pela primeira vez, também me senti confuso, mas a medida que você vai assistindo mais vezes e executando, vai se tornando mais claro para você. Tente assistir em conjunto com outro profissional (que poderá lhe ajudar na aplicação da dinâmica) e discutam durante o vídeo para analisar pontos de vista diferentes. Obrigado

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te Crow, acho que você não prestou atenção à dinâmica. Releia com mais atenção para que você não seja surpreendido por essa ou outras dinâmicas que exijam um minimo de atenção. Obrigado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  12. Olá, adorei as dicas e preciso dar um up na empresa onde trabalho, poderia me enviar mais dinâmicas? Meu email é mariana@imobiliariasilveira.com.br .
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei as dicas e preciso dar um up na empresa onde trabalho, poderia me enviar mais dinâmicas? Meu email é mariana@imobiliariasilveira.com.br .
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei as dicas e preciso dar um up na empresa onde trabalho, poderia me enviar mais dinâmicas? Meu email é mariana@imobiliariasilveira.com.br .
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Adorei as dinâmicas. Vou promover um café da manhã de são joão aqui na empresa em que trabalho e gostaria de fazer uma dinâmica. Você tem alguma pra me enviar por e-mail?
    angejp10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá boa noite!
    Estou começando a liderar uma equipe de atendimento você poderia me enviar mais dinâmicas via email
    mariaclaudia.ccl@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo! adorei!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    É possível eu receber mais dessas dinâmicas no e-mail fernandopereiira13@gmail.com
    Um abraço e muito mais sucesso

    ResponderExcluir
  19. Vou da uma palestra em uma igreja queria uma dinâmica diferente.... alguma dica.??? Tema da palestra: Deus centro da família. ( mjplinda2011@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  20. Vou da uma palestra em uma igreja queria uma dinâmica diferente.... alguma dica.??? Tema da palestra: Deus centro da família. ( mjplinda2011@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostaria de uma dinâmica que trabalhasse relação interpessoal, trabalho em equipe entre professores de cursinho. nany.sf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelas dinâmicas com riqueza de detalhes para aplicabilidade.
    Sucesso Sempre!

    ResponderExcluir
  23. Neste site, você encontrará diversas dinâmicas para trabalhar a atenção dos participantes. Confira a seguir. https://demonstre.com/dinamicas-para-trabalhar-a-atencao/

    ResponderExcluir