segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Como o RH pode ajudar na contratação e no treinamento de vendedores

Primeiro vamos contextualizar os clientes no comercio varejista de hoje para entender as necessidades de efetuar uma excelente contratação e um magnifico plano de treinamento para os seus vendedores.



Sabemos que a grande fatia dos clientes que movimentam o comércio hoje esta na faixa de 25 a 50 anos e esta faixa etária de cliente é também conhecida como os formadores de opinião. Eles não se calam, indicam os seus produtos e/ou serviços sendo eles bom ou ruim. E o pior é que, em tempos de web 2.0, estas indicações tornaram-se exponenciais. Um cliente tem uma péssima experiência de compra e imediatamente relata isso em seu twitter, comenta no face book, Orkut e demais redes sociais. Pronto está feito o estrago. Se este cliente tiver algo em torno de 100 a 130 seguidores (estou sendo modesto) em cada uma de suas redes, estamos falando que ele esta detratando a sua empresa para quase 400 pessoas simultâneamente...



Muitos devem pensar agora: “Ah, que saudades de alguns anos atrás em que as pesquisas falavam que um cliente mal atendido espalhava a noticia para mais 7 ou 8 pessoas”.

É o mundo mudou, a economia mudou e os clientes também.

Estes clientes são caracterizados pela polarização de quatro verdades que os acompanham:


1. Estão, e se mantém, muito bem informados sobre qualquer produto e/ou serviço que decidam comprar;



2. Tem maior poder de escolha, pois as variedades e opções, tanto físicas como virtuais, aumentam a cada segundo;



3. Fazem exigências como nunca. Negociam, ameaçam ir embora, apresentam outros orçamentos;



4. São carentes. O avanço tecnológico, a competitividade, a dedicação ao trabalho acabam preenchendo todo o tempo das pessoas ao ponto de acabarem se isolando em si mesmas.



Pensando nas verdades acima, o que um cliente busca em uma relação de compra:



1. A confirmação das informações que ele já possui sobre determinado produto e/ou serviço que ele pretende adquirir;



2. A certeza de que a escolha pela sua empresa foi a melhor;



3. Uma negociação ganha-ganha, onde o vendedor assume o foco do cliente e não o foco no cliente;



4. Uma relação pessoal e sincera em que ele possa confiar.



Voltamos ao nosso título: Como o RH pode ajudar as empresa no processo de Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento dos profissionais de vendas:


1.Contrate vendedores que gostem de gente. Neste ponto o RH pode auxiliar e muito através do departamento de R&S. O que vai garantir o sucesso neste vértice com certeza são os vendedores que ouvem, olham nos olhos, encantam os seus clientes, encantam os filhos de seus clientes (aqui eu me lembro da história de Joe Girard – O maior vendedor do mundo – Guinness book). Em muitos casos vale muito mais contratar um profissional que goste de gente e que não é vendedor do que contratar um vendedor que tem como foco o cliente (relação ganha-perde, ele encara o cliente como um desafio. Esse tipo de vendedor tem a necessidade de sair de uma relação de venda com o sentimento de que ele venceu o cliente).



2. Garanta com que o vendedor participe dos treinamentos técnicos sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. E este treinamento tem que ser cíclico, não basta treinar apenas uma vez e achar que o vendedor reteve todo o conteúdo. Lembre- se quando o assunto é treinamento não há como pecarmos por excesso, nunca é demais.



3. Garanta com que o vendedor participe de treinamento sobre técnicas de vendas e técnicas de negociação. Mas atenção, a negociação com o foco do cliente. O vendedor tem que enxergar o sonho do cliente. Um bom exemplo seria: se você tem uma equipe de vendedores de uma loja de materiais para construção, coloque os seus vendedores para fazerem cursos de designe de interior, decoração, arquitetura, paisagismo. Imagine um cliente nessa loja escolhendo um piso, uma tinta e demais produtos e o vendedor lhe dando uma consultoria sobre designe, decoração, tendências. Tudo isso somado a capacidade técnica advinda dos cursos técnicos sobre os produtos, vendas e negociação, com certeza será uma venda show.

Alexandre Lopes
Admistrador e Sociologo
Profissional de RH

sábado, 4 de setembro de 2010

Estou aqui para ajudar !!!

Pessoal,

Caso alguém necessite de uma apresentação ou algumas dicas sobre treinamento para áreas do varejo,  ficarei muito feliz em ajudar. Trabalho com varejo desde 1992 (18 anos).

Acredito que como profissionais de RH devemos contribuir para que a informação permeie entre as empresas e que possamos ajudar no desenvolvimento das pessoas.

Fiquem a vontade, se eu puder ajudar...contem comigo.

um abraço,

Alexandre Lopes

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Assinatura Pessoal - A diferença no atendimento

Assinatura Pessoal:


Todos nós do varejo sabemos da importância do atendimento ao Cliente. Sem o Cliente perdemos a razão da existência, afinal iremos trabalhar para quem?

Sabemos também de nossas obrigações enquanto atendentes: Cumprimentar, sorrir, tratar o cliente pelo nome, ser educado, saber ouvir, prometer somente o que podemos cumprir e demais atitudes que venham ao encontro da excelência em atender.

Porém hoje gostaria de abordar um outro tópico que, ao meu ver, faz uma diferença tamanha, capaz de reverter todo o processo do atendimento em algo mágico, estou falando da SUA ASSINATURA PESSOAL. O que você faz de diferente na hora de atender ao Cliente, algo seu, feito de coração, aquele “plus” que somente os que tem paixão pelo que faz conseguem realizar.

Quando falo sobre este assunto, lembro-me do filme “O Empacotador”, da Siamar, onde o garoto chamado Jonny (empacotador) colocava em cada sacola de compras dos clientes que passavam pelo seu caixa, uma frase com uma mensagem de otimismo. Com o tempo, todos os clientes daquele supermercado queriam passar pelo caixa onde o Jonny estava para levarem uma frase de motivação. Temos ainda o exemplo de Joe Girard (O maior vendedor do mundo) que mandava cartas (naquele tempo não existia e-mail) para os seus clientes e seus familiares nas datas de aniversários.

A algumas semanas fui a uma concessionária de veículos, apenas para “namorar” um carro novo, e o vendedor que me atendeu deu-me o seu cartão de visitas, até aí normal, então veio a sua assinatura pessoal, ele presenteou o meu filho com uma miniatura (chaveiro) do automóvel que eu estava olhando e disse ao meu filho: “Olha, este é o carro que seu papai vai comprar e você terá a miniatura dele para levar onde quizer”. Não sei se vou comprar o carro, mas se for, com certeza voltarei lá.

Esse é o segredo de quem trabalha onde gosta, de quem faz com paixão. Este é o segredo dos grandes profissionais...e você..qual é a SUA ASSINATURA PESSOAL?

Alexandre Lopes

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Capital Humano qualificado - A jornada em busca dos profissionais

Não é novidade nenhuma falarmos aqui sobre a dificuldade dos RHs em encontrar profissionais com uma boa qualificação. Os melhores não precisam nem se quer "ir atrás do emprego", é o emprego que vai atrás deles na universidade. Os que se formam vão para o mercado e iniciam seu processo de seleção. Isso mesmo, o candidato, recem formado, é quem está realizando o processo de seleção com as empresas. Escolhe as empresas onde identifica congruência entre os seus valores pessoais e os valores que a empresa acredita; entre as suas expectativas de carreira e vida e a realidade que a empresa oferece. Escolhe empresas que irão lhe propiciar um constante desenvolvimento intelectual.


Quando falamos de varejo, a realidade se agrava mais ainda. Hoje no Brasil não é comum as pessoas buscarem uma formação para trabalharem neste segmento. Os universitários buscam a formação com foco em engenharia, T.I., administração, marketing, e etc. Não vejo no Brasil uma formação superior para administrar lojas de varejo, para dirigir equipes de vendas, administrar produtos e processos em varejo, e por ai vai...

Uma das últimas opções, para os novos formandos universitários, acaba sendo o varejo.

Claro que não podemos tomar isto como uma regra total e absoluta, conheço excelentes profissionais de varejo com uma extensa formação acadêmica.

O que quero dizer é que quando leio uma matéria como a que saiu na revista MELHOR deste mês, fico preocupado exponencialmente pois se está difícil contratar para setores nos quais temos um alicerce de formação acadêmica, imagine a situação dos RHs de varejo.

Clique no link abaixo:

Leia a matéria da revista MELHOR

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como grandes líderes inspiram ação

Gostaria de recomendar um vídeo de Simon Sinek onde ele aborda sobre marketing e pessoas. A teoria que ele utiliza sobre como se comunicar com as pessoas (método utilizado pela Apple) é extremamente motivadora.


Para quem lidera equipes, assista este vídeo com foco em "como inspirar a minha equipe, como fazer eles comprarem a minha idéia".
 
http://www.ted.com/talks/lang/por_br/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action.html

sábado, 31 de julho de 2010

Ações para diminuir o Turn Over

O varejo conta com uma elevada taxa, nada sadia, de turn over. Nós sabemos da imensa dificuldade em reter pessoas nesse segmento. Os fatores que levam a perda destes profissionais são vários:

- Não idêntificação com a empresa
- Escala de trabalho (muitas vezes sábado, domingos e feriados)
- Lidar com imprevistos e mudanças a todo tempo
- Muitos são jovens e estão começando a sua carreira
- Indecisões
- A liderança imediata
- etc...etc...etc...

 Este mês foi publicado na revista Você RH uma matéria falando sobre retenção de profissionais. Claro que é o trivial mas vale a pena a leitura.

abraço a todos...



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cursos de atualização gratuituos na FGV

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.


Todos os cursos são na modalidade EAD. Veja alguns cursos disponíveis:

  • Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações
  • Processo de Comunicação e Comunicação Institucional
  • Ética Empresarial
  • Diversidade na Organização
  • Recursos Humanos
  • Sociologia

entre outros.

Eu mesmo já fiz um, o Gestão de Pessoas - Motivação nas Organizações e posso garantir que é muito bom, claro que requer muita concentração e aplicação, por ser EAD, mas o conteúdo é fantástico.

Abaixo está o link para a página de acesso aos cursos:


http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

sexta-feira, 23 de julho de 2010
















Mais um fascículo da série "Coleção ser a melhor" agora falando sobre Negociação. Para quem trabalha no varejo encontrará neste livro várias dicas para serem aplicadas no dia a dia.
Para fazer o download -->> clique aqui <<--