terça-feira, 23 de novembro de 2010

Uma mensagem a Garcia – Pare com isso

O que estamos utilizando para motivar as nossas pessoas ?.

Estive pensando hoje no clássico texto escrito em 1899 e  intitulado Uma mensagem a Garcia, um belo texto e digno de reflexões, sem dúvidas.

Refiro-me ao texto abaixo (resumido):

"A história acontece no momento em que irrompeu a guerra entre Espanha e Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos precisa entregar uma carta ao major-general Cubano Calixto Ramon Garcia para avisar sobre o ocorrido. Porem naquele tempo ninguém sabia como encontra-lo e também não dispunham de muito tempo. Eis que alguém sugere ao Presidente: Se tem alguém capaz de entregar a mensagem a Garcia, este alguém é o Coronel Andrew Summers Rowan.
O coronel Rowan é chamado, o Presidente lhe entrega a mensagem, ele tomou a carta, colocou-a em um invólucro impermeável, amarrou-o sobre o peito, e, após 4 dias estava em Cuba, após três semanas havia travessado o pais a pé e entregue a mensagem."

Uma história muito bonita que serve sim para introspecção e até como exemplo em determinados casos. Mas apenas isso. Não devemos esperar que os jovens de hoje agissem como o coronel Andrew.

O coronel foi preparado para realizar estas tarefas (afinal era militar) e utilizou os recursos que lhe cabiam da maneira que conhecia. É verdade que outros, em sua época, talvez não conseguissem realizar a tarefa com a mesma destreza que ele e por isso merecesse destaque.

Hoje vejo alguns líderes, ao delegarem alguma missão/trabalho aos seus liderados falarem “Façam como no texto Uma Mensagem a Garcia”. Isso é o mesmo que dizer “se vire...”.

Estamos vivendo a era da informação e da tecnologia e temos que saber tirar proveito dos recursos que estão ao nosso alcance.

Não existem mais “coronéis Rowan” – talvez alguns poucos, é verdade. A velocidade da informação, o mundo tecnológico e a mundialização acabou com eles.

A “Mensagem a Garcia” foi um ensaio escrito por  Elbert Hubbard. A história não aconteceu de fato.

É interessante ver como a ansiedade por pessoas que resolvam a situação sem perguntar nada não é nova, sempre foi desejo dos líderes.

Há de ser ter muito cuidado ao utilizar este tipo de texto em treinamentos ou indica-lo aos membros de sua equipe. Alguns poderão deixar de perguntar a você o “como fazer” e inevitavelmente acabar fazendo a “coisa errada”.

Sem querer, ao invés de levar uma palavra de motivação aos sues liderados, você poderá transmitir a eles uma mensagem velada “Recebam a tarefa e cumpram, sem me perguntar nada”.

Tenha em mente que os jovens de hoje (chamados de geração Y) querem e têm necessidade de saber os “porquês”.  Afinal eles cresceram assim, a informação a um click do alcance.

Já mencionei uma vez e vou repetir, o poder está com quem tem a informação e a transforma  em conhecimento. O poder não pode mais ser desenhado e representado em uma pirâmide onde manda quem está em cima e obedece quem está em baixo.

um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário