segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Entrevista por valores e Retenção de talentos

A prática mais comum em recrutamento e seleção, para as empresas que já definiram quais são as suas competências, é a utilização da entrevista por competência. Este modelo de entrevista serve para investigar o candidato e verificar se ele possui as competências necessárias e alinhadas às da empresa. Este processo de seleção tem se mostrado bem eficaz, pois evita, futuramente, surpresas desagradáveis por falta de uma determinada competência para comandar um projeto ou uma equipe.



Sabemos que uma das missões do RH representado pelo departamento de R&S é encontrar o melhor candidato para a vaga em questão e, para este fim, um dos recursos utilizados é a entrevista por competência. Contudo a missão vai mais além, o profissional de recrutamento e seleção deve ter a capacidade de projetar este candidato ao futuro dentro da empresa.

Sabendo-se que outra grande missão pertencente ao RH é reter talentos, devemos oxigenar esta necessidade no ato da contratação. Quando estivermos selecionando os melhores devemos utilizar de todos os recursos que dispomos para diagnosticarmos se este candidato tende a permanecer na empresa. O profissional de recrutamento e seleção deve ter a capacidade de diagnosticar o futuro do candidato.



A entrevista por competência pode com certeza trazer os melhores candidatos, mas não pode garantir que eles permaneçam.



É obvio que a permanência deste candidato esta ligada a uma “rede de fatores” que juntos devem propiciar um ambiente desafiador e motivador.



O que defendo aqui é que além de realizarmos a entrevista por competência, deveríamos também realizar a entrevista por valores.



Grande parte das empresas, hoje em dia, já tem bem definido quais são os seus valores. Eles estão expostos em um belo quadro na matriz da empresa, nos manuais dos colaboradores, e nos discursos dos líderes, porém devem ainda estar alinhados com os valores dos colaboradores da empresa.



Se conhecermos quais são os valores da empresa (estamos aqui falando dos valores que realmente são praticados pela empresa) devemos buscar candidatos que tenham os mesmos valores, pois quando uma pessoa trabalha em uma empresa onde há compatibilidade de valores, as tarefas e as decisões fluem mais facilmente e o colaborador não tem que tomar decisões que gerem conflitos dentro de si, acarretando assim, em muitos casos, o estresse e o descontentamento.



Outro fator que tende a reforçar a necessidade da entrevista por valores é a chegada dos jovens profissionais no mercado de trabalho, a conhecida geração Y. Esses jovens buscam sentido em tudo o que fazem/participam e estão em busca de um ambiente de trabalho compatível com os seus valores e na maioria dos casos são eles quem escolhe a empresa em que querem trabalhar.

Alexandre Lopes

Um comentário:

  1. É isso aí Alê, acrescento também a necessidade de uma entrevista por motivadores. Se conseguimos checar competência, valores e motivações, alinhando expectativas do candidato com realidade da empresa, a chance de termos este profissional por muitos anos na empresa é muito maior.

    Abçs

    ResponderExcluir