segunda-feira, 6 de maio de 2013

Investir na felicidade como diferencial competitivo

Bom dia,

Entrevista concedida a uma revista especializada abordando o tema felicidade e trabalho.




Qual a importância de um ambiente bom e produtivo para os funcionários? Satisfazer o cliente interno é tão importante quanto fazê-lo ao externo?

Alguns acreditam que não é tão fácil de conciliar as duas coisas: ambiente bom e produtivo ao mesmo tempo. Acredito que esse questionamento ou a razão de pensarem assim está diretamente ligado a nossa origem como nação. Quando do "descobrimento" do Brasil e nas décadas seguintes tivemos a implantação e manutenção do modelo de trabalho escravocrata, servil, submisso, opressor onde os trabalhadores produziam à base de chicotadas.
Sabedores de que a promulgação da Lei Áurea se deu no final do século XIX (1888) isso nos dá 125 anos até os dias de hoje. Se pensarmos em termos de geração, teremos algo em torno de três gerações, ou seja, há três ou no máximo quatro gerações atrás o modelo de trabalho era completamente antagônico ao que se procura agora.

Sem falar que durante este processo de evolução nas relações de trabalho passamos pelas teorias clássicas da administração onde o foco era a produção no menor tempo possível transformando os trabalhadores em seres braçais (um bom retrato disso está no filme Tempos Moderno de 1936 do cineasta Charles Chaplin).

Sendo assim, é compreensível esse antagonismo na mente de muitos empresários, mas não pode ser aceitável.
Os colaboradores exigem cada vez mais essa mudança no relacionamento empresa X colaborador, principalmente os mais novos, e é papel fundamental do RH arquitetar e viabilizar essa mudança.

Sobre a segunda questão, a resposta é Não! Satisfazer o cliente interno

terça-feira, 30 de abril de 2013

Olá,

Para quem está desenvolvendo um Manual para Colaboradores, estou disponibilizando o modelo que desenvolvemos em nossa empresa.


http://www.4shared.com/rar/ayZbYiCx/Maranho_-_Manual_do_Colaborado.html?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Quem investe nas lideranças tem visão de futuro

Olá,

Estou disponibilizando o link para uma matéria no portal rh.com.br onde falei um pouco sobre o programa de desenvolvimento de liderança capitaneado por mim na empresa onde atuo.

Denominado "Escola de Líderes" o projeto de formação é sequencial e engloba as competências que todos os líderes devem dominar e como transforma-las em habilidades.

http://rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Materia/8442/quem-investe-nas-liderancas-tem-visao-de-futuro.html

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Investindo nos Líderes e nos futuros Líderes



Olá,

Estou disponibilizando aqui o link de uma matéria (rh.com.br) onde falo sobre o programa Escola de Líderes. Um programa elaborado para atuar em duas frentes: Desenvolvermos e/ou aprimorarmos as competências essências dos líderes e desenvolvermos novos líderes.

Quem investe nas lideranças tem visão de futuro

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dois ingredientes de sucesso para os líderes


Paixão e Compaixão 

A paixão te move, faz com que você acorde pela manhã, é o ingrediente que impulsiona você a mergulhar em seu trabalho e entregar resultados. Compaixão é quando você se dedica aos membros de sua equipe, é a manifestação de carinho e preocupação. Embora esses dois conceitos são de extrema importância para o sucesso dos líderes, eles não recebem igualmente importância. 
O ingrediente paixão é tratado com frequencia em vários artigos e livros sobre liderança. É comum ouvirmos que deve-se ter "paixão pelo trabalho" ou "paixão por entregar os resultados". Já quando procuramos o ingrediente compaixão vemos que não é dada a devida importância e quase nunca este ingrediente é lembrado na real essencia de seu significado. É claro que que muitas vezes este ingrediente vem camuflado como "dar atenção aos membros de sua equipe, ouvi-los, entende-los, etc", mas esta camuflagem nada mais é do que reduzir o seu valor real.

Na verdade, se você deseja trabalhar o valor paixão, ou seja, usá-lo como uma arma poderosa para motivar a sua equipe para conseguir algo sustentável, tem de fazê-lo com compaixão, reconhecendo e demonstrando sua crença de que as pessoas são importantes. E parece que para muitos líderes

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Você sabota o seu sucesso?


13 pequenas coisas que você está fazendo para sabotar o seu sucesso


1. Gramática: Erros de ortografia, a falta de capitalização e da gramática geralmente pobre pode dizer que você é ignorante, desatento aos detalhes, ou, francamente, só não se importa. Gramática pobre é como um sinal de alerta gigante fluorescente que diz: "Preciso de orientação". Por favor, use ferramentas de verificação ortográfica, releia a sua nota, e se for algo "importante" peça para que outros leiam também.

2.  Somos humanos: Nós todos temos nossos momentos "off" quando falamos o que não devia, mas devemos ser consistente e não simplesmente mostrarmo-nos ou entregar rapidamente e sem valor. As possibilidades são, ou você está desorganizado ou é um megalomaníaco. E não, a sequência constante de

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As 5 principais missões de um líder proeminente

Li este arquivo através da recomendação de um presidente de uma empresa onde trabalhei e que admiro muito. Ao terminar de ler, me senti na obrigação de compartilhar...
segue o link:

Missões de um líder

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como definir um plano de carreira

Matéria da revista Supermercado Moderno:


Como definir um plano de carreira

Por Viviane Sousa - 18/09/2012
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Aumento da produtividade e queda do turnover são alguns benefícios proporcionados por essa ferramenta às empresas. Entenda como definir e implantar esse processo no seu supermercado



http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18749&sid=106