sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dois ingredientes de sucesso para os líderes


Paixão e Compaixão 

A paixão te move, faz com que você acorde pela manhã, é o ingrediente que impulsiona você a mergulhar em seu trabalho e entregar resultados. Compaixão é quando você se dedica aos membros de sua equipe, é a manifestação de carinho e preocupação. Embora esses dois conceitos são de extrema importância para o sucesso dos líderes, eles não recebem igualmente importância. 
O ingrediente paixão é tratado com frequencia em vários artigos e livros sobre liderança. É comum ouvirmos que deve-se ter "paixão pelo trabalho" ou "paixão por entregar os resultados". Já quando procuramos o ingrediente compaixão vemos que não é dada a devida importância e quase nunca este ingrediente é lembrado na real essencia de seu significado. É claro que que muitas vezes este ingrediente vem camuflado como "dar atenção aos membros de sua equipe, ouvi-los, entende-los, etc", mas esta camuflagem nada mais é do que reduzir o seu valor real.

Na verdade, se você deseja trabalhar o valor paixão, ou seja, usá-lo como uma arma poderosa para motivar a sua equipe para conseguir algo sustentável, tem de fazê-lo com compaixão, reconhecendo e demonstrando sua crença de que as pessoas são importantes. E parece que para muitos líderes
esta etapa é muito difícil pois eles têm a consciência da importância dos membros da equipe mas acabam tornando-se incongruentes porque não acreditam e não conseguem viver este valor da compaixão.
Nesse sentido aqui estão algumas sugestões para desenvolver e alavancar essas duas características de liderança crítica dentro de si mesmo e sua equipe.
Para exaltar a paixão:
Estabeleça metas altas. Pessoas que amam o que fazem necessitam serem empurradas para ver quão alto e como elas podem voar. Ao definir objetivos ousados, você empurra e ao mesmo tempo motiva as pessoas a fazerem o seu melhor. O acompanhamento, a cobrança, o feedback, nesta situação, deve ser feito com compaixão (falamos disso mais a frente).
Atiçar o fogo. Dê feedback freqüente para que as pessoas saibam onde estão. Quando você observar que estão perdendo o foco, mostrar-lhes o caminho de volta para que eles possam aplicar o poder da paixão novamente. O seu feedback deve ser como pequenas doses de alcool jogadas na base do fogo. Se for na medida certa incandesce se for em excesso acaba queimando ao ponto de consumir todo o oxigênio ao redor e logo não se tornará sustentável.
Medir os resultados. Na paixão pelo trabalho, assim como a paixão no amor, as pessoas são muito intensas e não medem conseqüências. Por este motivo é muito importante para o líder, freqüentemente, mostrar para eles o que estão fazendo e o que aquele trabalho significa. Mostre como o que eles fazem irá trazer uma enorme significancia em relação às metas estabelecidas.
Para cultivar a compaixão:
Conheça os membro de sua equipe. Gestão é um processo de capacitar outros a terem sucesso, nomeadamente colocando-os em posições onde eles podem ter sucesso. Proporcionar-lhes orientação e, se for o caso, capacitação. 
Colocar as pessoas em primeiro. Procure maneiras de colocar este conceito em ação. Pergunte primeiro como as pessoas estão e depois como estão os seus trabalhos, mas seja sincero se você não consegue fazer e acreditar nisso, NÃO FAÇAConsidere horários flexíveis, tem pessoas que produzem mais no período da tarde (notívagos) e outras trabalham melhor pela manha. Não cobre horário, cobre a entrega do projeto. Procure maneiras de acomodar aqueles que querem trabalhar em tempo parcial, como os pais com crianças pequenas (home office). Cumprimente os membros de sua equipe olhando nos olhos, procure entregar a eles o que é importante à eles e não o que você considera importante (aqui estou falando de recompensa).
Seja solidário. Vibre, fique preocupado e comemore com os membro de sua equipe. Envolva-os nos projetos desde o inicio, faça entendê-los o porque da tarefa, eles precisam entender a tarefa como um todo. Pratique o empowerment com os membros de sua equipe, diga "Estou contigo", "Confio em você", "Nós somos uma equipe", não tenha medo de falar "Eu preciso de você", "Você é importante para este projeto, para esta empresa". 

A compaixão não pode ser subjetiva. Para mim ela é objetiva - A COMPAIXÃO é a compreensão do estado emocional de outrem -  Compaixão é alimentada a partir de dentro -, mas não produz qualquer efeito até você aplicá-la aos outros.

Alexandre Lopes
Sociólogo - Profissional de RH

5 comentários:

  1. Amei o texto, parabéns. Paixão e compaixão são ingredientes fundamentais para a vida, independente da área. :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.
    Com certeza são itens fundamentais...mas difícil para alguns líderes entenderem...

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou repórter da Revista Super Rio (o veículo oficial da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro). Gostaria de saber se toparia uma entrevista para falar de RH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eletícia,
      Claro que sim. Segue meu e-mail para conversarmos melhor:
      alexandre.lopes.consultoria@gmail.com

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir