quarta-feira, 6 de julho de 2011

RH, o Prosumer chegou a sua empresa !!!

Prosumer é um termo inglês que provém da junção de producer (produtor) + consumer (consumidor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor). Ou seja estamos diante do que foi previsto por Alvin Toffler em seu livro "A Terceira Onda" de 1980, o Prosumer.


Hoje vemos o prosumer atuando em todas as áreas da sociedade, seja real ou virtual. Temos exemplos classicos no mundo virtual como a Wikpédia, Orkut, Facebook, a própria internet.
E no mundo real também, recentemente uma montadora convocou as pessoas a desenvolverem seu novo veículo, uma empresa de refrigerante deixou seus consumidores produzirem sua nova embalagem, uma multinacional de salgadinhos lançou uma promoção para que as pessoas (prosumer) criassem um novo sabor de bata frita, há poucos meses a Apple exigiu que sua agência de publicidade contrata-se um garoto que produziu um vídeo sobre o iphone 4 e postou no youtube.
Essa é a realidade que já vivemos no mundo.
Fiz toda essa introdução para dizer "PORQUE É TÃO DIFÍCIL PERMITIR A EXISTÊNCIA DOS PROSUMER NO MUNDO CORPORATIVO?".
Já houvi de presidentes de empresa o seguinte "nós definimos e eles (colaboradores) devem cumprir..." cuidado !! Já pensou se as empresas acima pensassem dessa maneira.
Devemos tornar os prosumer aliados da empresa. Já que esta geração de prosumer gosta de produzir e consumir ao mesmo tempo, não seria maravilhoso tê-los como co-produtores da visão, missão, valores e politicas da empresa, pois assim seriam também os "consumidores" destas criações.
Aqui surge uma NOVA estratégia aos RHs das empresas : Quando forem criar algo, utilizem o conhecimento coletivo, consultem os colaboradores, deixem eles se envolverem, deixem que participem do processo de criação, deixem que se sintam co-produtores e responsáveis pela criação. Desta forma você terá maiores chances de que a criação seja um sucesso!!!


Abraços,


Alexandre Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário