quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MODELO DE LIDERANÇA P2P

Estamos vivendo tempos mais que modernos, vivemos num mundo tecnológico onde tudo muda a cada instante.



O que conhecíamos como hierarquia empresarial (aquele modelo de pirâmide onde o chefe estava no topo e depois desciam os demais cargos) já não existe mais. Os jovens profissionais querem se relacionar com todos na empresa de uma forma igual, sem formalidades, e não adianta reclamar são frutos da nossa criação.



A pirâmide foi substituída pela rede. As relações não são mais hierárquicas, você queira ou não, hoje as empresas são grandes redes sociais.



Nas redes sociais as pessoas vão se conectando umas as outras usando diferentes critérios para isso, como por exemplo: compatibilidade musical, mesmo gosto por determinada comida, estilo de filmes, hobbies, etc. E com a mesma facilidade com que ingressam num grupo ou se conectam a uma pessoa, elas se desconectam.



Hoje vivemos esse mesmo fenômeno nas empresas, claro que ainda de forma não tão acentuada, mas já acontece.



Se você é líder tem que encantar os seus liderados para que eles se conectem a você. E como fazer isso? Taí o mistério...ou o segredo. Você deve descobrir o que os atrai e utilizar isso como “bandeira” de sua liderança. Segundo as pesquisas mais atuais, os jovens estão em busca de empresas que têm os mesmos valores ou valores parecidos aos deles, então identifique esses valores e potencialize-os.



Outro segredo: As redes sociais são mãos de duas vias, ao mesmo tempo em que os jovens se conectam (se fidelizam) eles também esperam algo em troca.



Vou chamar a liderança atual de liderança Peer-to-Peer (do inglês Par a Par) ou simplesmente liderança P2P. Peer-to-Peer é um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções convencionais de rede, onde o computador de cada usuário conectado acaba por realizar funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo. Vejamos vários exemplos de líderes P2P – Kaaza, Ares, Shareaza, Emule e tantos outros, que atraem milhares de liderados (ou seguidores) e o que eles fazem para tornarem-se lideres de sucesso??? FACILITAM, este é o segredo do líder P2P, atraia e depois facilite. Facilite a interação, facilite a comunicação, facilite o acesso, facilite o desenvolvimento, facilite...facilite...facilite.

Líder P2P essa é a sua missão : FACILITAR

Um comentário:

  1. Muito bom...
    Pensar sobre tudo isso é fundamental num mundo de pessoas que mudam facilmente de emprego se não encontram, em seus ambientes de trabalho, essa relação de troca, de parceria, e de empresas que precisam cada vez mais reter seus talentos!!

    Bjs!

    ResponderExcluir