terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Reflexões para um líder insatisfeito

Hoje em dia é muito óbvio falar em liderança, estamos em um mundo onde todo mundo se acha líder...até parece que já nascem prontos.

Existem sim muito lideres teórico, eu particularmente conheço alguns. Conhecem tudo sobre liderança, regras, livros, bons filmes sobre o assunto, cursos e palestras, mas na prática seus liderados não o admiram, não sentem desejo de estar próxima a ele, não “combatem o bom combate” – como disse o apóstolo Paulo no final de sua jornada...

Porque será que isso ocorre?

Não quero aqui me intitular um especialista em lideres (posso correr o risco de ser mais um teórico), mas queria deixar alguns pontos para que os lideres de equipes reflitam e que busquem concretizar as mudanças através da reflexão pois muitos ficam apenas na reflexão e na prática apenas adquiriram mais teoria sobre liderança.


1. Líder, você treina seus liderados em inovação para obter estratégias inovadoras?

2. Líder, você prefere muda “o time” ou mudar o “nível do time”?

3. Líder, você conduz a sua equipe pelo caminho do propósito? Eles sabem “o que fazem”, acreditam na “causa” ou suas demandas estão sendo bloqueadas pelo néocortex de seus liderados. O líder deve ter a habilidade de “romper” a barreira do néocortex e atingir o que existe de mais “primitivo” em seus liderados, o “cérebro reptiliano” (a biologia explica muito bem isso). Líder transforme o que você acredita em uma causa.

4. Líder é o seu papel simplificar o que é complexo. Você tem a visão da estratégia, a visão holística, este é o seu papel.

5. Líder, dê autoridade somente a quem é competente (não é necessário comentar...)

6. Líder, não aumente a instabilidade com a incerteza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário