sábado, 16 de outubro de 2010

A teoria R2 - Reconhecimento X Recompensa

A teoria do R2 - Reconhecimento X Recompensa

O assunto do momento, e a previsão para os próximos anos, é “O APAGÃO DE MÃO DE OBRA”. Os RHs estão vivendo um cenário árido em busca de bons profissionais para suprir as demandas cada vez mais exigentes das empresas. E o pior é que este cenário só tende a se agravar devido a muitos fatores como: O modelo de ensino neoliberal parado no tempo, a capitalização do ensino universitário, a frenética busca da geração Y por empresas que tenham em seus valores/filosofia as verdades em que eles acreditam e defendem, e muito outros, mas este não é o assunto que quero tratar aqui.

Com o aglomerado destas dificuldades, surge um dos maiores desafios para os profissionais de RH : Como reter os talentos na Empresa. Já que está, e vai ficar cada vez mais difícil, mantê-los fiéis à Empresa, como “prorrogar” a sua saída?

Claro que não conseguiremos este feito com meia dúzia de ações ou com uma varinha de condon. É preciso sim queimar muito fosfato, levantar as macro competências de sua empresa, alinhar as competências dos colaboradores às macro competências e às competências departamentais, ter um bom plano de oportunidades (vertical e horizontal), processos de comunicação claro e constante, equilíbrio de vida profissional X vida pessoal, respeito, feedback, pacote de benefícios atraente, salários compatíveis aos vigentes no mercado e inseri-lo no “projeto empresa” (o profissional tem que ter a certeza de que ele é importante para a empresa).

Não bastasse tudo isso, gostaria de dedicar aqui algumas linhas para cristalizar uma teoria que defendo nas minhas conversas sobre retenção e motivação de talentos: A teoria R2

Infelizmente alguns RHs confundem o binômio Reconhecimento & Recompensa (R2), vamos ao significado:

• Reconhecimento: Ato de reconhecer, gratidão, sentimento de agradecimento.

• Recompensa: Ato ou efeito de recompensar premio dado em reconhecimento de um serviço, favor ou boa ação, premio, indenização, compensação.

Sendo assim, as políticas de RH das empresas devem prever a teoria R2 em seu orçamento anual.

O processo de Reconhecimento pode ser concretizado através de uma placa de homenagem, um troféu, um certificado, um almoço com o Presidente da empresa ou até mesmo com um simples pin.

Agora quando falamos em Recompensa inevitavelmente devemos conjugar este verbo em conjunto com uma gratificação monetária ou será que vivemos em um país socialista? É claro que não. Portanto devemos praticar ambas as coisas, devemos aplicar o R2 na sua integridade.

Evidente que em proporções diferentes e aqui vale citar um dos maiores estudiosos sobre a motivação do ser humano, Abraham Maslow. Segundo Maslow ao suprir as necessidades mais básicas de um individuo (necessidades fisiológicas) automaticamente suas necessidades ganham outro foco que seria a necessidade por segurança e depois amor/relacionamento, estima e realização pessoal. Olhando por este prisma devemos saber aplicar bem a teoria R2, pois têm pesos e medidas diferentes que variam na sua proporção face à posição em que o individuo se encontra em suas necessidades atuais.

Mas não chega a ser difícil de desvendar, claro que o que descrevi aqui não serve como regra absoluta, sempre teremos uma ou outra exceção. Mesmo assim não seria difícil dizer que um funcionário do chão de fábrica (base da pirâmide de comando de uma empresa) estaria mais propício à Recompensa do que ao Reconhecimento o mesmo não poderia dizer de um Gerente ou de um Diretor onde provavelmente a teoria R2 tenha mais relevância no Reconhecimento.

Portanto não é difícil, apenas não podemos nunca aplicar apenas um R em detrimento ao outro, utilizando como justificativa que um é mais importante do que o outro. Os dois têm seus pesos e seus significados. Portanto quando o assunto for motivação, pergunte-se: Como você está aplicando a teoria R2?

2 comentários:

  1. Muito bom.
    Texto claro, com conteúdo e dinâmica na redação.
    Parabéns, Alexandre Lopes.
    Certamente muitos deverão buscar estas informações pela qualidade apresentada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Majella,
    É sempre muito bom receber comentários de pessoas que nos incentivam a continuar.

    ResponderExcluir